







A história de todo templo espiritual começa antes da sua inauguração no plano material e com o Flecharuanda não poderia ser diferente. O chamado da espiritualidade para exercer a missão do sacerdócio e abrir um Templo Escola veio como uma surpresa para a sacerdotisa e dirigente Luciana Guimarães, mas quem conhece a história de perto sabe que esta já havia começado há muito tempo.
Desde que se tornou Umbandista, e nos anos que se seguiram como consulente e médium de trabalho, Mãe Luciana sempre se preocupou em entender os fundamentos por detrás das práticas da religião, buscando incessantemente o máximo de conhecimento que pudesse ter acesso.
Até que conheceu a obra do Mestre Rubens Saraceni e entendeu que toda a caminhada que havia percorrido até ali tinha dois principais destinos, entrelaçados entre si: a vertente da Umbanda Sagrada e a Magia Divina.
Do amor e afinidade instantâneos veio o estímulo para participar dos mais variados cursos sobre os fundamentos da vertente e, daí em diante, foi se delineando o sonho de trazer para Salvador, tanto a Umbanda Sagrada, quanto a Magia Divina.
O templo foi inaugurado, então, em 11 de setembro de 2018, por Mãe Luciana e seu primeiro filho de fé, Jota Freitas, que já a acompanhava na caminhada espiritual há longa data, levando em seu nome a marca dos do mentor e do guias-chefe da Casa: Colégio de Umbanda Sagrada Ogum Megê e Caboclo Sete Flechas de Aruanda, vindo a se tornar, mais adiante, Templo Escola de Umbanda Sagrada Flecharuanda, nome escolhido por Seu Sete Flechas.
Para além de um templo espiritual, conforme determinado pela espiritualidade, o Flecharuanda seria, também, e em essência, um Colégio, não só de Umbanda Sagrada, como também de Magia Divina, pois era chegada a hora de Mãe Luciana repassar não só todo conhecimento adquirido até ali, como o que continuaria (e continuará) a adquirir ao longo da vida.
Poucos meses depois, Mãe Lu, como carinhosamente é chamada pelos seus filhos e alunos, abriu a sua primeira turma de Teologia e Desenvolvimento Mediúnico, a partir dos fundamentos deixados pelo Mestre Rubens. No ano seguinte, em Junho de 2019, trouxe para o templo a primeira turma de Magia Divina das Sete Chamas Sagradas.
A partir disto, o Flecharuanda tornou-se o pioneiro nos dois cursos, pois, até, então, não eram ministrados em Salvador. De lá pra cá, na medida em que o Templo Escola foi crescendo, foram sendo abertos outros cursos, tanto presenciais quanto à distância, estes com plataforma EAD própria, bem como novos graus e turmas da Magia Divina.
Além disso, semanalmente, são realizadas giras abertas ao público, com consulta e atendimento com os guias, através de Mãe Luciana e os médiuns da casa, bem como atendimentos de magia divina, presencias ou à distância, tudo totalmente gratuito.
Hoje o Flecharuanda conta com 04 anos de existência material, e muito embora a sua história ainda esteja em construção e muitas realizações ainda estejam por vir, a sua missão, em essência, já vem sendo desempenhada, pois esta consiste em levar não apenas a caridade, como também o conhecimento, de forma responsável e honesta, para toda e qualquer pessoa que sinta o seu coração vibrar pela Umbanda, independentemente de qual seja o seu credo, raça, cor, idade, identidade de gênero ou opção sexual.
Mesmo porque estes são os principais fundamentos da Umbanda, independentemente de vertente, desde o seu surgimento, há exatos 112 anos: o Amor, a Caridade e, ainda, a troca de conhecimento entre os irmãos umbandistas, encarnados ou desencarnados, pois assim foram as palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas:
“Amanhã, na casa onde o meu aparelho mora, haverá uma mesa posta a toda e qualquer entidade que queira se manifestar, independentemente daquilo que haja sido em vida, todos serão ouvidos e nós aprenderemos com aqueles espíritos que souberem mais e ensinaremos aqueles que souberem menos e a nenhum viraremos as costas nem diremos não, pois esta é a vontade do Pai.”
Dito isso, é importante, ainda, dizer, que também faz parte da missão da casa, seja através dos ensinamentos e práticas da religião, seja através do ensinamento e atendimento da Magia Divina, ser um Templo em que se praticam apenas e tão somente trabalhos de Luz, pois esta é a verdadeira Umbanda.
Assim, aqui não se pratica qualquer trabalho que envolva prejuízo a outras pessoas ou o envio de demandas negativas, em qualquer nível, seja através de amarrações, feitiços, sacrifícios de animais ou qualquer outro tipo.
Saravá Umbanda e sejam bem vindos a nossa casa!

















